7 de outubro de 2011

As Profissões do Futuro

Enfim, chegamos a ultima tarefa, concluindo então, o Desafio do Conhecimento. Falaremos então, sobre as profissões que decolarão no futuro, o que, acreditamos nós, é de interesse de todos, pois a maior parte das pessoas se interessa pelo que pode vir a acontecer.

Primeiro, algumas profissões que antigamente eram bem conhecidas e essenciais, mas que agora desapareceram quase que totalmente.
- Técnico de Laboratório de Fotografia: revelavam as fotos nos laboratórios escuros; agora foram substituídos pelas grandes impressoras que vemos ate hoje nas lojas.
- Cenógrafos: montam os cenários de filmes e programas de televisão; estão sendo substituídos pelos computadores, que manejados por mãos de duas ou três pessoas, fazem o trabalho no qual antes era necessário uma dúzia.
- Datilógrafo: datilografava textos, cartas, relatórios e casos policiais, tudo o que mandavam. Hoje, qualquer um pode se sentar na frente de um computador e fazer esse trabalho.

- Montadores: na televisão, são os que montam as cenas que aparecem para as pessoas, com as legendas nos lugares certos, cortes de sons e imagens... Hoje em dia já existem programas de computador que fazem esse trabalho.
- Ferreiro: fabricava ferraduras dos cavalos, peças de metal, que hoje são feitas pelas metalúrgicas. 

- Sapateiros: ainda existem, mas só fazem concertos. Antigamente costumavam fabricar os sapatos.
- Alfaiates: como um sapateiro, o alfaiate fabricava as roupas para os homens, processo que agora é feito nas empresas têxteis.
- Tecelã: os tecidos, antigamente, eram feitos em teares, nada sofisticados como os de hoje, que eram manipulados pelas tecelãs.
- Lavadeira manual: foi substituída pela máquina de lavar roupa. Antigamente, algumas famílias pagavam para as lavadeiras lavarem as roupas. 

- Telefonista: antigamente, para fazer uma ligação, primeiro era necessário ligar para a telefonista, que “passava a ligação” para a pessoa com quem desejávamos falar. Hoje, fazemos as ligações diretas. 

-Leiteiro: aquele que entregava leite em garrafas de vidro e retornáveis toda manhã na casa das pessoas, como os padeiros, que também entregavam pão nas casas. 

Os trabalhos manuais foram, ou estão sendo substituídos pelas máquinas. No inicio, como na Revolução Industrial, as máquinas eram operadas pelas pessoas, mas cada vez mais as pessoas estão sendo substituídas por computadores que programam as máquinas. Há quem diga que, daqui a alguns anos, iremos viver em um mondo onde só robôs operam as máquinas e fazem todo o trabalho manual. 

Especialistas no assunto futuro dizem que os empregos nas áreas ligadas a internet, saúde e energia estarão em alta, como:
Programadores, e web designers (fazem as paginas da internet), e engenheiros de sistema, na área da internet.
Dentistas, médicos, farmacêuticos e personal trainers (profissionais da atividade física), são as profissões que compõe a área da saúde.
E por fim, na área de energia, temos os agrônomos, biólogos, engenheiros agrícolas, e engenheiros de petróleo.

                                

Mas também há quem diga que as empresas do futuro terão apenas dois departamentos, vendas e apoio às vendas. “Há muito tempo no Brasil fala-se da importância do cliente, e uma empresa consegue mais clientes, a partir de quando aprende a vender seus produtos ou serviços.” – diz o especialista em comunicação Fábio Lemos para o Tempo Cultural.

                               


Preparamos uma lista de profissões que têm tudo para decolar nas próximas décadas:



Gerente de eco relações: ligar empresa, governo e população, voltando para o meio ambiente é o trabalho desse gerente. Precisa ter uma formação diversificada, comunicação, marketing...

Diretor de inovação: buscar e implementar as inovações e novas ideias na empresa. Tem liberdade para “passear” pela empresa, para ter a essência do pessoal.

Gerente de marketing e comércio: gerente voltado para a internet, faz um trabalho 100% virtual.

Conselheiro de aposentadoria: prepara o aposentado para exercer uma segunda carreira; antigamente as pessoas só se aposentavam quando não tinham mais condições de trabalhar. Hoje, as pessoas se aposentam e a grande maioria continua trabalhando. O conselheiro de aposentadoria prepara a pessoa para esse segundo cargo.

Gerente de comunidade virtual: cuida das comunidades na rede de empresas que o contratam só para isso.

Biocombustíveis: já que o biocombustível está nascendo agora, todo o setor, desde a agroindústria ate a rede de distribuição, irá precisar de pessoas especializadas, que estão sendo formadas pelas empresas.

TV digital: com essa nova era da TV digital é necessário pessoas que saibam do assunto, e há quem diga que o emprego é garantido nos próximos dez anos.

Especialista em segurança digital: designados para proteger dados das empresas na internet, esses profissionais estão sendo cada vez mais requisitados.


Gerente de mídias sociais: falamos um pouco sobre eles no post da quarta tarefa.Estes profissionais cuidam das redes sociais das empresas.

Administrador digital: profissionais com graduação na área de administração, mas que entendam da era digital são perfeitos para esses serviço. Ele é responsável pela administração da empresa com grande presença online.

Pesquisador de células tronco: embora as pesquisas com esse tipo de células seja um tema controverso, a tendência é que essa área cresça muito nesta década, e aumente as ofertas de emprego para pesquisadores que querem descobrir a cura de doenças, melhorias genéticas e outros benefícios que as células tronco podem trazer.


Atuários: se você é bom com números, essa é uma ótima profissão. Do ramo financeiro, principalmente para as pensões de aposentados, tende a crescer muito nos próximos anos.


Este profissional mede a probabilidade estatística de determinados eventos que ocorrem.


Desenvolvedor de algoritmo: criar algoritmos nas mais diferentes áreas: informática, setor financeiro, bancos...

Analista de energias alternativas: este profissional avalia as melhores opções de sustentabilidade para a empresa, e cria ideias de novos tipos de energia.

Advogado de propriedade intelectual e digital: profissional especializado em direito cibernético. 

Engenheiro Mecatrônico:  combina engenharia mecânica, eletrônica, engenharia de controle e computadores no processo de design de produto.

Arquiteto de Design Digital: arquiteto especializado na construção de prédios usando tecnologia de ponta para o desenvolvimento de edifícios modernos.

Engenheiro de simulação: há um simulador para quase tudo hoje em dia, desde cirurgias até aeronaves. No futuro haverá um grande crescimento no mercado para engenheiros que ajudarão no desenvolvimento de simuladores.

Conselheiro genético: a genética está avançando rapidamente. Hoje já é possível prever sua disposição para algumas doenças. Em pouco tempo eles serão capazes de escolher o sexo de suas crianças bem como outras características. Com a ajuda de conselheiros genéticos, as famílias podem educar-se em tecnologias genéticas disponíveis.

Analista de imagem: muito importante hoje no cenário político. Será cada vez mais requisitado em outras áreas para assessoria de empresários, esportistas e outros profissionais. O analista de imagem cuida não da aparência, mas sim da apresentação da pessoa, como ela deve se comunicar, proceder e se portar.


Como você pôde ver, há muitas profissões, algumas delas novas, que estarão em alta no futuro. Mais quais serão as profissões que vão desaparecer?

Fizemos uma pesquisa com algumas pessoas para saber, na opinião delas, qual profissão que elas acham que não vai mais existir.

Marcia- dona de casa.

CARTEIRO, pois as pessoas vão passar a mandar mais e-mail do que cartas, e o carteiro vai se tornar desnecessário.  


PROFESSORES, porque, em alguns anos, as pessoas vão passar a fazer suas aulas e cursos pela internet, e não vão mais precisar de professores.



Milton- analista de sistemas.

ASCENSORISTA: é o operador de elevador, que já quase não existe mais, apenas em prédios públicos, onde também não estão mais sendo contratados. Os elevadores estão mais modernos, é sé apertar um botão que o elevador sobe/desce. Antigamente precisava mexer uma alavanca, trabalho do ascensorista.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS- conserta televisões, aparelhos de DVD, celulares... logo, quando nosso aparelho estragar, não iremos mandar para o conserto, e sim, jogar fora e comprar outro; como no Japão, onde já é assim.
TELEFONISTA- já quase não existe mais, fazemos a ligação direta, para onde queremos.

Bruno- estudante.
OPERÁRIO DE FÁBRICAS, pois logo tudo será feito por robôs, será necessário apenas um chefe e um programador de robôs.

Graciele – dona de casa; Gisele- auditora; Paulo- analista de sistemas.
Uma profissão que desapareceu a partir desse mês foi a de TOUREIRO, porque foram proibidas as touradas na Espanha, como você pode comprovar aqui.

Outra é a de CARTEIRO, logo as correspondências serão via e-mail e os documentos serão por certificação digital. Só vai existir o sistema de entrega de produtos comprados on-line.
Outra é REVELADOR DE FOTOGRAFIA, aquela pessoa que entrava na câmara escura e aplicava revelador no papel fotográfico até aparecer a foto. Eu fiz isso na faculdade!- diz Graciele. Agora tem máquinas que revelam automático, e impressoras que imprimem como foto.
CAIXA DE SUPERMERCADO, porque com os códigos de barra nos produtos, haverá um scanner que vai ler tudo o que estiver no carrinho e te dá o valor total da compra; você paga com cartão de débito na maquininha.
Outra é a de IMPRESSOR DE GRÁFICA, com os jornais e revistas sendo digitais, vai custar caro manter uma gráfica, até cartões de visita já estão sendo via e-mail.
EMPREGADA DOMESTICA, logo serão os robôs que limparão a casa, cuidarão das visitas; como no desenho dos Jetsons, eles tinham uma robô-empregada-governanta.

Lucimar- empresária fotográfica
PEQUENO AGRICULTOR, pois com a mecanização do mercado, não terá como concorrer, pois sua produtividade será menor e sem lucro.
MARCENEIRO - não vale a pena, perderá seu lucro pois os materiais sairão caros, não tem, muitas vezes, ''qualidade'' como a do mercado especializado.
JORNAIS - quem trabalha com noticia impressa, pois com a tecnologia, não será mais necessário o jornal impresso, e sim noticias pela internet e etc.
Xavier- empresário fotográfico
SAPATEIRO, porque seu produto não terá mercado como o comercio da moda, antigamente os sapateiros faziam os sapatos, hoje eles somente fazem concertos.
As profissões que desaparecerão no futuro são geralmente aquelas que não terão como concorrer com o mercado especializado, ou que não terão como competir com suas tecnologias.

Jeane- estudante.
PROFESSORES: com os alunos não obedecendo mais as autoridades na escola, as pessoas perdem o interesse em ser professores, já que causaria dores de cabeça, estresse...
PEDREIRO: máquinas já fazem grande parte do trabalho dos pedreiros, e logo, farão o trabalho inteiro.
GARI: em algumas cidades do Brasil, como Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, existem caçambas, onde as pessoas jogam o lixo. Um caminhão passa, pega a caçamba, vira o lixo no caminhão, lava a caçamba e coloca novamente no lugar, desaparecendo, então, o trabalho dos garis.

Neusa- dona de casa.
AGRICULTORES: o governo não apoia os pequenos agricultores, e robôs logo farão o trabalho das pessoas.

Jairo- enfermeiro.
AUXILIAR E TÉCNICO DE ENFERMAGEM: não há mais cursos que forme esses tipos de profissionais, o que torna difícil alguém exercer essa profissão.
VÁRIOS TIPOS DE TRABALHOS MANUAIS: serão substituídos por robôs.







Vídeos:







               Sem mais tarefas, encerramos aqui o Desafio do Conhecimento, após termos pesquisado, debatido e aprendido muito com isso, afinal quem é que não quer novos desafios? Então sem mais delongas um grande tchau e esperamos q tenham curtido fazer esse blog assim como a gente.

Até mais pessoal.

Referências:
http://gloriafacil.blogspot.com/2003/10/profisses-que-desapareceram.html

As imagens foram tiradas do Google.
Os vídeos do Youtube.
E a pesquisa foi feita com familiares e amigos das Garotas do Moletom Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário