4 de setembro de 2011


Oi galera! Segue aí o primeiro post sobre as indústrias de Santa Catarina. Espero que gostem.

O setor industrial catarinense abrange vários aspectos. Aqui nós vamos citar vários dos segmentos, e explicar sobre eles.

Setor Alimentício:

Este setor concentra várias empresas por todo o estado. A Bunge Alimentos, grande indústria da região de Gaspar é um exemplo. Ficou na segunda posição no ranking das Maiores Empresas do Sul do Brasil, da Revista Exame. A BRF, Brasil Foods, junção das grandes marcas Sadia e Perdigão, do oeste do estado, ficou em quarto lugar no mesmo ranking. Também encontramos a Seara, de Itajaí, patrocinadora do Santos, e a Aurora, quem mesmo não sendo tão conhecida como a Sadia, tem presença marcada em grande parte das famílias catarinenses e do sul do Brasil.

Indústrias de Eletrodomésticos:

As indústrias de máquinas e eletrodomésticos, como a Consul e a Brastemp, de Joinville, no litoral norte do estado, são grandes empresas do grupo Whirpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Há fabricas destas por todo o Brasil, e também no Chile e Argentina. Neste segmento também encontramos a Weg, empresa de máquinas e motores de Jaraguá do Sul; ficou no 12º lugar no ranking da Revista Exame. 

Setor Têxtil:

A região do Vale do Itajaí, conhecida pelas belas praias, tem grande importância na indústria têxtil, com a cidade de Blumenau e arredores, onde encontramos fábricas de roupa de cama e banho, como a Karsten e a Teka, e grandes marcas de roupas, como a Hering, Malwee e Marisol. Também temos a Buddemayer, fábrica de roupas de banho e cama, de São Bento do Sul, no norte do estado. 

Setor de Tubos e Conexões:

Também nesta parte do estado, em Joinville, encontramos a Tigre e a Amanco, as duas maiores empresas de tubos e conexões do Brasil. Ficaram em 31º e 62º lugar no ranking da Exame, respectivamente.

Indústria de Cerâmica:

No sul do estado, em Criciúma, encontramos as indústrias de cerâmica, que são as mais importantes do Brasil. Lá encontramos a Portobello, que esteve em 99º lugar no ranking, a Eliane, que além de vender seus produtos para todo o Brasil distribui pelo resto da América, e a Cecrisa, da marca Portinari.

Indústria Pesqueira:

Em Santa Catarina também encontramos as indústrias pesqueiras, como a Costa Sul, e a Femepe, das marcas Alcyon e Pescador. Esta última tem sua sede em Navegantes, ao lado de Itajaí, e sua própria rede de distribuição. E, desde que começou a produzir embalagens para terceiros, tornou-se uma grande empresa. 

Setor Metalúrgico:

A Fundição Tupy em Joinville, e a Tuper em São Bento do Sul são bons exemplos de indústrias metalúrgicas em Santa Catarina. A Fundição Tupy ganhou conhecimento mundial em tecnologia, e foi considerada uma parceira da indústria automotiva. A Tuper, além de atender a construção civil, e instalações industriais, atende o mercado automotivo, e faz telhas em aço. E também está desenvolvendo uma tecnologia, que poderá ajudar na extração de petróleo do Pré-Sal.

Celulose e Papel:

Em nosso estado encontramos algumas indústrias de celulose, que fazem parte de um grupo de empresas do mesmo ramo. Em Vargem Bonita, encontramos a Irani, em Urubici encontramos a Pamesa, e no oeste, encontramos o grupo Imaribo, da Iguaçu Celulose, de Monte Carlo que também entra no ramo de papel e papelão. A Irani produz celulose, papel, papelão e resinas, tudo com árvores que eles mesmos plantaram, com o conceito de sustentabilidade.

Indústria Moveleira:

Nós conversamos com o senhor Milton Tokarz, que trabalhou por alguns anos em algumas indústrias moveleiras do norte do estado. Ele nos contou que durante muitos anos, o estado de Santa Catarina, foi um grande destaque no segmento moveleiro, concentrando as maiores exportadoras de móveis do país. Mas que recentemente, com a crise cambial, este setor perdeu força, mas o nosso estado ainda concentra fabricantes tradicionais, especialmente no planalto norte, como a Rudnick, a Artefama, a Weihermann, a Irimar e a Atlanta Móveis.

A indústria que nós mais nos identificamos, foi a indústria têxtil, por facilitar as diferentes formas de se expressar, de maneira mais fácil, e principalmente a Hering, pela sua campanha contra o câncer de mama, vendendo milhões de peças desta campanha para ajudar quem precisa.

Terminamos aqui este post, espero que tenham gostado. Fiquem ligados nas novidades e novos posts do nosso blog.

9 comentários:

  1. Gostei bastante do texto, bem explicado e que vai ajudar muito num trabalho que tenho que fazer :D

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Foi bom saber que você gostou do texto e que vai te ajudar. continue olhando, logo logo postamos sobre outro assunto.

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que temos um lugar confiável para pesquisar, e conseguir entender de um jeito mais fácil *-*

    ResponderExcluir
  4. oi garotas vcs foram nota 10 nos comentarios não esquecerão de nada estou ligada...

    Elisete
    São Bento do Sul-SC

    ResponderExcluir
  5. gurias, este texto é muito bom mesmo!!
    me ajudou muito, estou agradecido. esperando o proximo post, que espero ser ainda melhor !

    ResponderExcluir
  6. Valeu pessoal, e podem esperar que não vão se decepcionar.

    ResponderExcluir
  7. Esse post foi muito bom, souberam se espresar muito bem e estão de nota 10, e que o proximo seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do assunto que vocês postaram. interssante mesmo. parabéns, e espero que venham coisas ainda melhores !

    Pedro Antônio
    Vacaria, RS

    ResponderExcluir
  9. a vida é cheia de perguntas e vocês existem para responde-las :D

    ResponderExcluir