Oi pessoal. Dessa vez, o desafio é de um assunto pouco conhecido pelos jovens, mas em certa parte muito usado por eles: as redes sociais nas empresas. Os jovens costumam usar bastante as redes sociais, mas quem imaginaria que as empresas as utilizam como estratégia de marketing?
Comportamento das empresas nas redes sociais:
As empresas precisam estar preparadas, para lidar mais com críticas do que com elogios, afinal, é com a crítica que se cresce.
As redes sociais permitem a comunicação entre pessoa e empresa, mas esta comunicação deve ser direta. A empresa deve falar com o cliente de um modo amigável, assim conquistará a confiança dele. Elas devem ouvir a voz do cliente, e ver o ponto de vista dele, passando então, a falar como um, e fazer as mudanças que julgarem necessárias.
8 erros que as empresas cometem nas redes sociais
1-Não ouvir os clientes: Ao entrar nas redes sociais, uma empresa deve estar preparada para ouvir tanto reclamações como elogios.
2-Não interagir com os clientes: As empresas devem interagir com os clientes, falar na linguagem deles, sem deixar o perfil parado. Também não devem se preocupar apenas com as redes sociais e esquecer o que realmente importa: a relação entre empresa e cliente.
3-Não monitorar os resultados: As empresas devem monitorar os resultados da rede social, para ver se os clientes estão satisfeitos ou não.
4-Perder a concorrência de vista: As empresas devem observar como a concorrência está nas redes sociais, não para copiar, mas para se espelhar e ver o que dá certo e o que não dá (identificar tendências).
5-Agir de maneira precipitada: As empresas devem ter nas redes sociais, um relacionamento menos formal com os clientes, mas não devem se precipitar quanto às reclamações e denúncias. Elas devem observar as informações antes de fazer qualquer coisa que não agrade os clientes.
6-Pecar na revisão: As empresas devem verificar se estão escrevendo certo, tanto no português (ortografia), como na coerência.
7-Embarcar na fofoca digital: As empresas não devem falar mal dos concorrentes, pois elas próprias ficarão mal, com fama de fofoqueiras.
8-Menosprezar a relevância do conteúdo: As empresas não devem publicar apenas fatos que não despertem interesse, pois assim as pessoas vão perder a vontade de ler. Fatos interessantes, úteis e relevantes para o público são bem aceitos.
Benefícios
Aumenta a visibilidade da empresa- pesquisas nas redes, enquetes, entre outras coisas do gênero, podem proporcionar à empresa uma outra visão de negócio e disponibilidade.
Aumenta a publicidade e potencialidade- as redes sociais podem ser usadas para publicar eventos e divulgar produtos.
Aumenta a audiência da própria empresa- no Twitter, por exemplo, a empresa pode ter seguidores, aumentando a fama.
É gratuita e eficiente- para participar das redes sociais, as empresas não pagam, e não é tao complicado de redimir os erros.
Malefícios:
Os dados falados nas redes sociais podem ser usados por qualquer um na internet, para campanhas, propagandas, sem o consentimento da empresa.
As empresas estão vulneráveis a perigos, como:
-Críticas agressivas e difamação da marca- pessoas nada satisfeitas com a empresa, ou concorrentes “cara-de-pau” podem colocar na rede críticas agressivas, ou mesmo mentiras sobre a empresa.
-Segurança- se algum dado secreto vazar na rede, a empresa pode se dar mal.
-Uso inadequado da linguagem, tanto da própria empresa como de pessoas, com certeza não traria fama de boa empresa para a tal.
-Radicalismo- os analistas de redes sociais das empresas podem ficar com uma visão muito voltada para dentro da empresa, e podem adotar uma visão radical, que ao invés de agradar os clientes, pode irritá-los.
O que faz um analista de redes sociais nas empresas?
Hoje, nas empresas até tem um profissional que cuida das redes sociais da empresa. Essa pessoa se chama analista de redes sociais.
-Identifica as oportunidades de marcas ou empresas para atuarem em redes sociais;
-Atua no monitoramento e na criação de novas redes;
-Nunca deixa um participante sem resposta;
-Cuida da comunicação.
As empresas pesquisam sobre os candidatos a empregos nas redes sociais.
A revista norte-americana HSM Management entrevistou Silvio Meira (pesquisador brasileiro de engenharia de software) que falou que as redes sociais são uma maneira de trazer pessoas de fora para dentro das empresas. “Essas pessoas de fora são importantes, pois, na economia do conhecimento, 98% de todo mundo que interessa ao negócio está do lado de fora do que continuamos a denominar ‘empresa’”- Diz ele.
Com esforço e em curto prazo terminamos nosso quarto post. Esperamos que tenham gostado e entendido. Qualquer dúvida, pergunte aí embaixo que nós respondemos.
Um tchauzinho na rede e esperem pelo próximo post.